Header Ads Widget

Ads

CABO DELGADO: Ministro da Defesa Nacional, Jaime Bessa Neto, cria plano de combate contra o terrorismo e contra a Junta militar da Renamo.

CABO DELGADO: Ministro da Defesa Nacional, Jaime Bessa Neto, cria plano de combate contra o terrorismo e contra a Junta militar da Renamo.

 

CABO DELGADO: Ministro da Defesa Nacional, Jaime Bessa Neto, cria plano de combate contra o terrorismo e contra a Junta militar da Renamo.


 O Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, orientou a criação do plano de combate ao terrorismo, em Cabo Delgado e à Junta Militar da Renamo, em Manica e Sofala, nos próximos 12 meses.

Jaime Bessa Neto, que falava no encerramento do vigésimo primeiro Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional, manifestou preocupação com o recrudescimento da violência armada nas três províncias do país, daí a orientação para a elaboração do plano estratégico e operacional concreto para responder ao problema.

 

 Ainda não existem detalhes sobre o referido Plano. Entretanto, o Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional, encerrado nesta sexta-feira, reiterou o compromisso das FADM para defender a soberania e combater os terroristas e a Junta Militar da Renamo.

Tem sido apanágio de praticamente toda a comunicação social e “influencers” criticarem as FADM, FDS, o Ministério da Defesa Nacional, propagando/repetindo notícias principalmente sobre Cabo Delgado. Repetem informação/notícias que não são confirmadas pelas “fontes”, destrocem o conteúdo e descontextualizam a informação.

Apesar de tudo isto, o Ministro Jaime Bessa Neto, começa a obter os resultados da sua estratégia de combate aos terroristas em Cabo Delgado. As Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas dão como seguro o regresso da população a Quissanga, uma das vilas de Cabo Delgado palco de combate contra o Terrorismo.

 

 O Ministro Jaime Bessa Neto, afirmou recentemente que as FDS estão determinadas em eliminar o "terrorismo" na província de Cabo Delgado, assinalando a importância do apoio da população no combate. “Estamos preparados e estamos a trabalhar. Estamos a combater e estamos determinados em combater o terrorismo", disse Jaime Neto. "Os homens e as mulheres estão no campo de batalha, estão a combater com todo o afinco e sacrifício, com toda a entrega e com amor patriótico”.

 

A província de Cabo Delgado está a ser alvo de agressão pelo Estado Islâmico, numa acção cujas intenções não estão claras e já causaram a morte de, pelo menos, 1.059 pessoas em quase três anos, para além da destruição de várias infraestruturas. De acordo com as Nações Unidas, a violência armada levou à fuga de aproximadamente 250.000 pessoas de distritos afectados pelos ataques dos terroristas. As Nações Unidas e várias entidades internacionais já classificaram os ataques como uma ameaça "jihadista". Algumas das acções foram reivindicadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O Ministro Jaime Bessa Neto assumiu funções de Ministro da Defesa Nacional, numa altura em que o país enfrentava desafios no que tange à paz e segurança. Os ataques armados em Cabo Delgado, perpetrados pelo Estado Islâmico, bem como os ataques na região centro do país, cuja autoria moral e material atribui-se à autoproclamada Junta Militar da Renamo, liderada por Mariano Nhongo, são prova ilustrativa dos desafios que Jaime Bessa Neto encontrou.

 

 Jaime Neto, um homem de poucas palavras e muita acção, tem feito um trabalho notável dentro do Ministério da Defesa Nacional, mormente no que tange ao prosseguimento da missão de executar a política de defesa nacional, bem como, assegurar e fiscalizar a administração das Forças Armadas e dos demais órgãos e serviços deles dependentes.


Jaime Bessa Neto tem também feito um trabalho dentro do Ministério da Defesa Nacional e nas FADM, no que respeita aos objectivos estratégicos, onde destaca-se a modernização dos meios e processos, alinhamento dos recursos humanos, reforço da cooperação interna e internacional. A Melhoria da estrutura organizacional e operacional do Sector da Defesa, tem sido uma prioridade e os resultados estão à vista. Tem feito um trabalho com as equipas do Ministério para Garantir o fortalecimento das capacidades operacionais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

 

 Jaime Bessa Neto tem trabalhado em todo o país para garantir a operacionalidade e a manutenção de meios nas Forças Armadas de Defesa, nomeadamente no alinhamento das infra-estruturas básicas militares com a estratégia de Defesa e Segurança do país e ao contexto actual nomeadamente o teatro operacional de Cabo Delgado. Tem trabalhado para assegurar o apoio multilateral das FADM com vista o cumprimento das suas missões.

Num mundo globalizado, onde o ritmo das inovações e transformações tem estado a aumentar de forma exponencial, a aposta na comunicação estratégica tem sido um dos pontos fortes do actual Ministro da Defesa.

 

 A permanente adaptação à mudança e a implementação de estratégias para enfrentar os desafios da comunicação, são uma necessidade constante e Jaime Neto tem estado a implementar através de conferências de imprensa, programas de televisão, colaboração e abertura para com os órgãos de comunicação social ao nível dos teatros de operações como fez com o Canal Português RTP a titulo de exemplo.


A comunicação estratégica é igualmente algo que Jaime Bessa Neto tem levado a cabo, aumentando desta forma a compreensão do papel relevante da Defesa Nacional e elevando a reputação das Forças Armadas que desempenham um papel de destaque na construção da paz, democracia, coesão nacional e na afirmação de Moçambique no concerto das Nações.